Entre os muitos prazeres virtuosos que são dados, seja por nosso Criador, seja pela Mãe Natureza, filha dileta do Grande Arquiteto, ao homo sapiens desfrutar, existe um prazer especial que se chama APRENDER. Graças à capacidade de aprender, o Homem não apenas progride, mas também desfruta de um grande prazer.
Felizmente, em nosso atual estágio de desenvolvimento, o número de pessoas que se dedica às atividades de aprender e de ensinar (quem ensina aprende duas vezes, parafraseando o ditado latino qui scribit, bis legit) já é muitíssimo grande. No entanto, muitos adultos ainda acreditam que não podem continuar aprendendo depois de abandonar os bancos escolares.
Quando chegamos à idade adulta e ainda não dominamos mais de um idioma, imaginamos, com frequência, que o nosso tempo de aprender uma nova forma de comunicação já passou. Isso não é verdade. Eu já tive alunos com mais de 80 anos de idade e posso garantir que a idade avançada é justamente aquela em que as pessoas mais se divertem aprendendo um novo idioma. Uma das razões é que elas estudam pelo puro prazer de aprender. Com isso quero dizer que se você tem mais de trinta anos, não pense que o seu tempo de aprender inglês, por exemplo, já passou. Essa é uma idéia totalmente falsa. Imagino que os meus leitores sejam, em sua maioria, adultos. Supondo que eu esteja certo, pergunto: o que você faz para se divertir? Provavelmente você responderá que faz muitas coisas. Já pensou em incluir, entre essas muitas coisas, a atividade de aprender inglês? Eu conheço centenas de pessoas que já fizeram isso e além de aprender um idioma importantíssimo para quem vive no século 21, como é o inglês, divertiram-se muito durante suas aulas. Insisto em explicar que, com o verbo DIVERTIR-SE, quero dizer TER PRAZER INTELECTUAL. Não vou afirmar que o aprendizado de inglês torna-se mais fácil com o passar dos anos. Ao contrário, quanto mais cedo um ser humano começar a estudar um idioma estrangeiro, mais fácil será a tarefa, mas a idade não impede ninguém de aprender um segundo ou terceiro idioma. A facilidade das crianças, especialmente aquelas com menos de 12 anos de idade, é que elas não se envergonham quando cometem erros e, portanto, arriscam mais. Os adultos têm um sentido crítico mais aguçado e a sua capacidade de ouvir sons até então desconhecidos, diminuída, mas esses dois aspectos não impedem ninguém de aprender um idioma estrangeiro. As crianças também têm as suas dificuldades e, entre elas, eu cito a seguinte: elas esquecem o que aprendem com mais facilidade do que os adultos. O adulto pode levar mais tempo para aprender algo do que uma criança, mas quando ele aprende, ele não esquece mais. Enfim, o processo de aprendizagem varia de indivíduo para indivíduo. Eu comecei a me interessar pela língua inglesa quando tinha, mais ou menos 10 anos de idade. Entre as minhas matérias favoritas estavam também francês, português e, mais tarde, latim. Exatamente na época em que estava cursando o ginásio (11, 12, 13 e 14 anos e idade) tive um colega com o qual até hoje mantenho contato. Hoje, ele, Geraldo Wickert, é um dos arquitetos mais famosos da Europa, senão do mundo, mas durante o ginásio, segundo ele me lembrou recentemente, ele teve sérios problemas justamente na área de idiomas enquanto que os meus problemas se concentravam mais na área das ciências exatas. Atualmente ele, por necessidade profissional, se comunica perfeitamente bem, em alemão, português, inglês, francês e mais alguns idiomas estranhos e bem difíceis. Isso nos mostra que se não aprendemos quando jovens, não é a idade que vai nos impedir de aprendermos mais tarde. Outro detalhe que precisamos sempre lembrar é que o terceiro idioma, geralmente será mais fácil de aprender do que o segundo idioma. Igualmente, um quarto idioma será ainda mais fácil de aprender do que foi o terceiro.
No momento em que tomamos a decisão de estudar um novo idioma, surge a pergunta: como é que começo?
Em 2004 eu lancei um livro justamente sobre esse assunto. O nome do livro é O QUE VOCÊ DEVE SABER ANTES DE ESTUDAR INGLÊS e seu objetivo é responder todas as perguntas que ocorrem a quem vai estudar um novo idioma. Como o idioma mais importante atualmente no mundo é o inglês, o livro trata das questões ligadas ao inglês, mas a maioria das atitudes a ser tomadas vale também para outros idiomas originados no proto-indo-europeu, como é o caso de todos os idiomas falados no mundo ocidental, exceção feita aos idiomas indígenas e a quatro idiomas europeus, a saber, finlandês, húngaro, basco e turco. Assim sendo, uma sugestão que não posso deixar de dar é comprar e ler atentamente esse livro. Se não encontrarem-no em uma livraria especializada, basta me enviar um e-mail e eu responderei todas as perguntas a respeito do livro. Informarei também como fazer para recebê-lo pelo correio. Para encerrar, lembre-se de que as crianças realmente têm mais facilidade para aprender inglês do que um adulto e que não vale a pena esperar mais um ano para colocá-las em contato com um sistema de comunicação tão importante para o seu futuro sucesso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário