Publicidade pra quê te quero. . .
Não é preciso ser especialista em propaganda e marketing para entender o principal objetivo de peças publicitárias: aumentar as vendas.
Não é preciso ser especialista em propaganda e marketing para entender o principal objetivo de peças publicitárias: aumentar as vendas.
Na história dos publicitários que serviram como exemplo para que eu pudesse chegar até aqui. E não estou falando de publicidade para ganhar prêmios ou status, estou falando da verdadeira comunicação, aquela que é baseada em ética, respeito e amor, que agrega cultura para o seu público, que faz as pessoas comentarem na rua no outro dia.
Falo da publicidade que transmite a mensagem correta do cliente para o público, que cuida da marca dele e que faz com que ele seja lembrado.
Acredito que as agências estão se adaptando para a realidade, onde o público recebe milhões de estímulos publicitários por dia e que sabe da sua importância para o mercado. Ontem o consumidor era passivo, aceitava tudo e seguia cegamente o que a publicidade apresentava. Hoje não. Hoje ele quer saber como é esse “universo”, de onde vêm todos esses processos e como funcionam, para aí sim respeitar o que estes profissionais têm para dizer.
Comunicação hoje se faz no dia-a-dia, em cada anúncio, em cada vt e em cada cartaz, com relevância e conteúdo. E isso é o mínimo que os publicitários têm que fazer para conquistar o respeito do consumidor. Têm que mostrar para o cliente que essa ou aquela estratégia é melhor do que simplesmente ignorar o seu produto, provar para ele que a propaganda é sim a alma do negócio e que esses profissionais vão saber como cuidar da marca dele.
Ao contrário do que uns e outros dizem sobre os profissionais que já atuam no mercado há muito tempo, essa é a hora de nos unirmos e brigarmos por nossos direitos. E chega desse papinho que o sobrinho do fulano faz por menos. Será que a Coca-Cola seria o que é hoje sem a propaganda? E a Bombril? Óbvio que não!
Mérito dos publicitários que de dia tem que saber como funciona o OB e logo depois são experts em vender automóvel para homens, já que para o cliente não tem essa de não saber como o produto dele funciona.
Tem que divulgá-lo bem, com a verba que é dada e no tempo que eles não vão ter. E essa é a vida de um publicitário, com glamour sim, com status sim, mas com muito trabalho, muita noite em claro a base de pizza e mais uma vez, muito amor.
Mas publicidade é isso, é se arriscar também. Isso é mais um comentário de que a gente não sabe onde os publicitários vão parar com tantos anúncios engenhosos. O problema é mostrar a quem já está acostumado a receber papinha na boca que as coisas podem ser diferentes.
É um mercado de tentativa e erro. Alguns acertos e muita lição aprendida. Algo até saudável, ninguém aprende a andar sem cair. Mas dá muito pano pra manga em discussão.Por isso, quando me perguntam para quê serve o publicitário eu digo, em alto e bom tom:
" Publicitário não serve, publicitário é. Publicitário vive cada momento apaixonado pelo que faz, publicitário é tudo de bom.
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