Apesar de a mídia internacional ter esquecido a “crise alimentar” anunciada nos últimos anos do século passado e primeiros deste, principalmente porque passou a dar mais atenção para a crise econômico-financeira nos países ricos, a fome não desaparece, não some de uma hora para outra. Em relatório divulgado, na semana passada, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) afirma que há 22 países do mundo em “crise prolongada”, que apresentam altos índices de fome. Estes países já enfrentam uma crise alimentar há mais de dez anos. O Banco Mundial e a ONU também comentaram a fome no mundo. “Em muitos países em desenvolvimento, a crise alimentar de 2008 nunca se dissipou”, disse Robert Zoellick, presidente do Banco Mundial.
Fome II
Até o poderoso e rico Japão está temendo a fome. Com medo que a China, hoje com mais dinheiro, compre a maior parte dos alimentos disponíveis no mundo – sua fome por soja aumentou os preços internacionais e tirou o Japão do mercado -, os japoneses estão fazendo pesquisas na África para transformar as savanas em fonte de grãos alimentícios. O mais grave, segundo os técnicos, é que alimento existe; falta melhor distribuição e, principalmente, poder de compra pelos povos famintos.
Preço do boi
O preço do boi está em alta e a tendência, segundo o mercado, é de aumentar ainda mais. Desde janeiro, o boi gordo acumula alta de quase 24%, em São Paulo, segundo Maria Gabriela O. Tonini, da Scot Consultoria. A demanda de carne está firme e a oferta segue pequena. É a maior alta desde 1999, quando as cotações chegaram a aumentar 34,1%.
Supermercados
Lojas das seis principais redes de supermercados instaladas em 25 municípios do Estado receberam a ambientação para divulgação dos vinhos nacionais. A campanha do Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho) “Abra sua cabeça, abra um vinho do Brasil” está desde segunda-feira nas gôndolas de vinhos de 70 lojas.
Charme
A empresária gaúcha Flávia Araújo Santos de Mello, que possui dois “hotéis de charme”, na Normandia, na França, está de volta a Porto Alegre. Veio assinar parceria com o empresário Alex Alano, diretor da Pousada do Engenho, em São Francisco de Paula.
Nova tese
A 8ª Turma Criminal do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em decisão inédita, liberou os bens apreendidos em processo criminal, logo após a sentença absolutória. A tese, desenvolvida pelos criminalistas gaúchos Cezar Roberto Bitencourt e Daniel Gerber, baseou-se nas alterações promovidas no Código de Processo Penal em 2008 e promete profunda alteração no status dos acusados, que, antes de tal decisão, ficavam com seus bens bloqueados por longos anos, até que a absolvição fosse confirmada pelo trânsito em julgado da decisão.
Worker
O Grupo Worker, especialista na elaboração de soluções de engenharia para os riscos laborais de todas as atividades, liderado pelo engenheiro Antônio Barata, acompanha a missão internacional à China promovida pelo Sinduscon-Caxias. Construtores e profissionais da construção civil terão roteiro pelos Emirados Árabes de 9 a 23 de outubro, visitando exposições e feiras de urbanismo e construção civil, e, depois, irão à ExpoShangai.
Falência
Ao noticiar a decretação da recuperação judicial da Cooperativa Central Agroindustrial Noroeste Ltda., afirmei que “recuperação judicial era o novo nome da falência”. O advogado e professor da Faculdade Anhanguera, de Pelotas, Guilherme Acosta Moncks me corrige. Como a “recuperação” é um expediente legal exatamente para evitar a falência, o máximo que eu poderia dizer é que é o novo nome da já revogada concordata.
Dana
O acerto da indústria Dana Albarus, de Gravataí, com seus 1.300 empregados em greve está repercutindo nos meios metalmecânicos do Rio Grande do Sul. Para acabar a greve de dois dias, a empresa concedeu 9% de reajuste salarial, abono de R$ 500,00 e não descontará os dias parados.
O Dia
* Começará, às 8h30min, o Seminário Internacional Porto Alegre de Frente para o Guaíba, com o prefeito José Fortunati, no Centro de Eventos da Pucrs - Prédio 41, avenida Ipiranga, 6.681.
* A FEE divulgará, às 9h30min, a edição de outubro da Carta de Conjuntura, na rua Duque de Caxias, 1.691.
* Às 10h45, na sala da presidência da Assembleia Legislativa, a Agenda 2020 apresentará ao presidente Giovani Cherini o caderno de propostas do movimento.
* Às 12h, a agenda 2020 apresentará os cinco desafios para o Rio Grande do Sul, no almoço da Federasul, no Palácio do Comércio.
* O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis-RS, José Reinaldo Ritter, realizará almoço para discutir o Fundo para a Convergência Estrutural e Fortalecimento Institucional do Mercosul, às 12h, no Sheraton Hotel.
* A Fecomércio-RS promove o “Fórum de Economia – Projeção dos Cenários do Rio Grande do Sul e do Brasil para 2011”, no Plaza São Rafael, das 14h às 18h, com o ex-presidente do BC por duas ocasiões, Gustavo Loyola, e o economista e consultor de empresas Marcelo Portugal.
* A CDL Porto Alegre comemora o primeiro ano do novo endereço do Departamento de Assistência ao Consumidor, no Mercado Público, sala 138. Um economista e um advogado estarão à disposição para atender aos consumidores, entre 15h e 16h.
* O projeto Papo Jurídico receberá, às 19h, no Palco do Praia de Belas Shopping, a coordenadora-executiva do Procon-RS Defensora Pública, Adriana Burger, para falar sobre os 20 anos do Código de Defesa do Consumidor.
* Comemoração dos 10 anos de fotografia de Nathan Carvalho, às 19h, no Theatro São Pedro, coordenada por Lize Jung.
* Inauguração da nova L´Architetto Móveis Planejados e comemoração dos 10 anos, às 19h30min, na avenida Cristóvão Colombo, 2.977.
* O advogado e consultor em sustentabilidade Marcino Fernandes Rodrigues Junior será o anfitrião do Embaixador brasileiro junto ao Mercosul e Aladi, com sede em Montevidéu, Regis Arslanian, nesta quarta-feira. Terá agenda intensa com a diretoria da Federasul, será palestrante no almoço da ABIH-RS com a Câmara do Mercosul, no Sheraton Hotel, e receberá da Assembleia Legislativa a Medalha Mérito Farroupilha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário