Enólogos confirmarão qualidade da safra 2010
A qualidade dos vinhos brasileiros da safra 2010 começará a ser conhecida, hoje, em Bento Gonçalves, onde 87 enólogos de todo o País estarão reunidos, na sede da Embrapa Uva e Vinho, começando a degustar, às cegas, 261 amostras inscritas na 18ª Avaliação Nacional de Vinhos. Teoricamente, já se diz que a safra é muito boa. O trabalho durará três semanas.
Enólogos II
As 261 amostras foram inscritas por 55 vinícolas instaladas em regiões produtoras de sete estados brasileiros - Bahia (3), Minas Gerais (5), Paraná (1), Pernambuco (6), Rio Grande do Sul (232), Santa Catarina (12) e São Paulo (2). Com esta representatividade, a avaliação cumpre seu papel de examinar a produção vitivinícola brasileira. Os 30% mais representativos e os 16 vinhos selecionados como os melhores serão divulgados, dia 25 de setembro, quando 750 avaliadores, do País e do estrangeiro, provarão os 16. A promoção é da Associação Brasileira de Enologia, hoje presidida por Christian Bernardi, desde 1993.
Gramado
Mauro Valmórbida foi reempossado presidente-executivo do Convention & Visitors Bureau de Gramado e Canela. Vice-presidente é Gilberto Tomasini.
Superação
Durante a Febratex 2010, que terminou, sexta-feira, em Blumenau, a catarinense Audaces - empresa especializada em soluções para automação dos processos produtivos de confecções - superou as mais otimistas expectativas para o evento. Clientes de todos os estados brasileiros, da Argentina, do Uruguai e do Chile, entre outros, compraram seus softwares de confecção ou fizeram encomendas, as quais levam os diretores a acreditar que aumentarão o faturamento em 70% ainda em 2010. A Audaces já exporta para mais de 30 países.
Superação II
Os números finais da Febratex não estavam consolidados quando concluímos a coluna de hoje, mas o presidente da Fcem, promotora da feira, Hélvio Roberto Pompeo Madeira, informou que os resultados superaram os da edição anterior, em 2008. Mais de 85 mil pessoas visitaram os estandes e os expositores, satisfeitos, confirmaram vendas de máquinas que podem ter superado a casa dos R$ 1,5 bilhão. Houve, também, outras boas notícias, como a do diretor de Marketing da coreana Hyosung do Brasil, que anunciou a inauguração, em 2011, de sua fábrica em Santa Catarina, com investimento de R$ 100 milhões.
Mão de obra
O risco de invasão de profissionais estrangeiros, em função do atual aquecimento da economia brasileira e dos maciços investimentos para recuperar o atraso do Brasil na área de infraestrutura, logística e outros setores, como a própria indústria têxtil, começa a preocupar lideranças de entidades do setor. A estimativa é de que serão necessários cerca de 150 mil trabalhadores de nível superior vindos de fora, para atender a demanda dos próximos cinco anos, especialmente de formação tecnológica. O diretor da Confederação Nacional das Profissões Liberais - CNPL, o gaúcho Carlos Alberto Schmitt de Azevedo, admite que esta perspectiva gera apreensão, mas reconhece que em grande medida ela decorre da falta de interesse dos jovens pelas profissões tecnológicas ao longo dos anos de baixo crescimento econômico - a chamada
"década perdida".
Mão de obra II
Agora, a retomada da indústria da construção civil, construção naval, mineração e outros segmentos faz com que a oferta destes profissionais seja insuficiente, fato agravado pela defasagem que se criou na capacidade de formação dos estabelecimentos de ensino. A solução do problema consistirá na ampliação dos investimentos na universidade pública e na expansão das instituições privadas, priorizando-se também a integração com o setor produtivo na adequação dos currículos. Quanto ao ingresso de técnicos estrangeiros, deverá haver maior controle para que não venham a ocupar funções que possam ser preenchidas por mão de obra nacional.
Contra
O ministério da Fazenda baixou portaria que, entre outros objetivos, visa a apressar o trabalho da Receita Federal. Estabelece o prazo de oito dias para que os auditores fiscais se manifestem sobre a documentação entregue pelo contribuinte. O presidente do Sindicato Nacional dos Analistas Tributários da Receita Federal do Brasil (Sindireceita), Hélio Bernades, manifestou-se contra. "Diante de cenário de escassez de mão de obra que permeia todo o serviço público, estabelecer prazos, única e simplesmente, não alcançará o resultado pretendido", comentou.
Árabe
A qualificação funcional dos cavalos da raça árabe estará em evidência na I Exposição Nacional do Cavalo Árabe de Esportes, entre os dias 28 de agosto e 5 de setembro, no Parque Assis Brasil, em Esteio, durante a Expointer 2010. A informação é de José Antônio Jacovas, presidente da Associação Gaúcha do Cavalo Árabe.
Calçados
A RBA Publicidade, de Novo Hamburgo, está à frente da campanha Verão 2011 da Luz da Lua, marca feminina de calçados e acessórios.
O Dia
• Aula de culinária com o chef Jorge Nascimento no supermercado Nacional Menino Deus, às 17h.
• Até amanhã, a Fenac, em Novo Hamburgo, será sede da Febraesp - Feira Brasileira do Esporte. A Marpa - Marcas, Patentes e Inovações prestará assessoria gratuita no registro de marcas e patentes no Brasil e exterior.
Nenhum comentário:
Postar um comentário